segunda-feira, 6 de maio de 2013

Guaramiranga

Guaramiranga é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado, microrregião de Baturité e mesorregião do Norte Cearense. O município tem cerca de 5.800 habitantes e 108 km², e sua sede se localiza a 865 metros de altitude. Destaca-se como destino turístico.
É a terra natal do cientista cearense Fernando de Mendonça, um dos pais do Programa Espacial Brasileiro, que trabalhou como representante brasileiro junto a NASA, e foi o primeiro diretor do INPE; e terra natal do jurista José Linhares, ex-presidente república. 

O turismo é uma outra base da economia devido a cidade destacar-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo, pode-se citar, entre outros:
Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de Carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do Axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens (muitas vezes improvisando em barracas de camping e casas alugadas por moradores).
Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana (a aproximadamente mil metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável), e a vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.
Guaramiranga é conhecida também por “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité. 

De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região.




Porto das Galinhas

Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Regiao Nordeste do Brasil, localizada nomunicipio de Ipojuca, no estado  de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuarios, mangues, areia branca e coqueirais. 







































































  



Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas de diversas nacionalidade.
     


                                                           


 








































































ponto turisticos do ceara : Quixada

 A pedra da Galinha choca, fica localizada no município de Quixadá, Está localizada a 5 km do centro da cidade. Até o começo do século XX era chamada de Pedra da Arara.
pedra da galinha choca-Quixada,ceará   






Em suas proximidades foi construído o açude do Cedro, e juntos, formam a mais conhecida paisagem quixadaense. Por sua beleza e exotismo foi escolhida como locação para filmagens do longa metragem O cangaceiroo atrapalhão de 1983. Neste filme a Galinha Choca botava ovos de ouro gigantes. 























































































































































































































    


           Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja. É também conhecida por ser a terra de escritores como Jader de Carvalho e Rachel de Queiroz que, apesar de ter nascido em fortaleza, a capital do Ceará, possuía uma relação muito forte com a cidade, visitando-a constantemente, quando se hospedava em sua fazenda não me deixes que herdou de seu pai,    Daniel de Queiroz                                                   


nagila oliveira, 06 de maio de 2013.